sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mauá, o Maior Empresário e Estadista Brasileiro

Barão e Visconde de Mauá (foto de Marcio Luís Marques)
"Se o Brasil tivesse apoiado esse homem, seríamos a maior potência mundial" segundo expôs Marcio Luís Marques. Concordo plenamente. Ele estava à frente do seu tempo, já utilizava o conceito de multinacional, trouxe muita modernidade ao nosso país, como a primeira estrada de ferro, mas foi pouco apoiado e bastante perseguido, inclusive pelo Imperador D. Pedro II, que tinha inveja do seu sucesso. Mesmo assim, ele superou a tudo e a todos, tornando-se um ícone imortal, venerado no país e no exterior. 
Ele trouxe nossa primeira indústria - um grande estaleiro e uma fundição em Niterói -, a primeira estrada de ferro e o primeiro banco a operar em grande escala no Brasil. Teve de brigar contra uma sociedade provinciana, que considerava o feitor de escravos como o melhor gerente de recursos humanos.
Quando expandiu seus negócios em escala planetária, com dezessete empresas em seis países, aí sim vieram os grandes adversários. Banqueiros internacionais, ditadores latinos, políticos de alto coturno e figuras da sociedade passaram a fazer parte da luta diária do visconde, numa história que se confunde com a do próprio nascimento da economia moderna de um país chamado Brasil. Leia aqui sua excelente biografia, escrita por Jorge Caldeira. Obrigado, Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá! 

2 comentários:

  1. 'VOTO DE PROTESTO É PREJUDICIAL' ? !
    Prejudica sim, prejudica e muiiiiiiiiiito !!! Política é assunto sério !!!
    Política não pode ser transformada em " picadeiro de circo ", onde os
    palhaços atuam ! Seria transformar comédia em drama ! É tão dramático o
    voto de protesto que até o seu objetivo não é alcançado : beneficia o pior em
    detrimento do melhor. O Congresso Nacional ( Senado e Câmara) não é palco,
    onde atores incompetentes podem atuar ! O voto de protesto vai contra os ansêios
    daquele que o pratica e nunca será um basta para o que há de errado na política.
    Este voto nada conserta, estraga mais ainda e danifica as colunas do edifício cha-
    mado Brasil, a ponto de... (conclua você mesmo) !!!
    Acorda ELEITOR !!! A Pátria é a soma de todos nós !!!
    Política & Caixa Preta, 27-setembro-2014.

    ResponderExcluir







  2. " CONVERSA COM O ELEITOR "
    Nesta eleição decidiremos entre dois partidos: PSDB e PT, ambos com 8 e 12 anos de mandatos respectivamente cumpridos. Você, eleitor, decidirá o seu voto baseado mais nos acertos ou nos erros destes governos ? Acertos devem fazer parte de qualquer governo. Os erros não !!! Há um trinômio que vem perseguindo a política brasileira : demagogia, safadeza e corrupção. Nenhum deve fazer parte de qualquer governo !!! Não sou filiado a partidos e nem acredito que " a voz do povo seja a voz de Deus". Mas creio firmemente que o seu voto estará decidindo o des-tino do país ! Patriotismo pesa nesta hora e prevalece acima de interesses pessoais, acima de partidos políticos ou interesses regionais.´O dever cívico sabe distinguir o bem do mal ! Pergunte a uma criança e ela lhe dirá o que é bom e o que é ruim !!!
    Política & Caixa Preta, 23 de outubro de 2014












    ResponderExcluir